Pular para o conteúdo

A beleza dos Lençóis em Santo Amaro do Maranhão

    Existem três caminhos principais para quem deseja conhecer os Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão. Vou tentar resumir a diferença entre eles nas próximos linhas, em termos bem gerais, só pra poder situar o local onde as fotos do final do texto foram feitas.

    Barreirinhas é o típico destino CVC, ou seja, pacotes vendidos aos quilos e que incluem (ou não) passagem aérea, translado, hospedagem e passeios. A cidade cresceu desordenadamente devido ao turismo e é uma bagunça que tem como única atração a proximidade com o Parque Nacional, além de servir de ponto intermediário para quem tem como destino o vilarejo de Atins.

    Atins é um vilarejo sem nenhuma estrutura, além de algumas pousadas e um ou outro barzinho rústico. Nada de turismo pacotão, nada de mercados, farmácias, lojas de lembrancinhas e, principalmente, nada de ser abordado por vendedores tentando empurrar passeios e outras ofertas imperdíveis (que é o que mais acontece em Barreirinhas). A vila fica ao lado dos Lençóis e as lagoas da região estão quase sempre desertas.

    Santo Amaro do Maranhão é uma cidade, mas mais parece um vilarejo. Não tem estrada asfaltada, apenas um caminho de 35km pelo meio da areia que pode ser percorrido somente com veículos 4×4, o que manteve o isolamento e o autêntico clima de lugar parado no tempo. Não existe o risco de encontrar uma legião de turistas e também não se preocupe em ser abordado por vendedores de passeios. As pousadas são simples, assim como as opções de restaurantes.

    Entre essas três opções não é difícil perceber que Atins e Santo Amaro são OS LOCAIS para conhecer os Lençóis Maranhenses. Até porque, como se não bastasse, as lagoas mais bonitas do parque ficam exatamente nas proximidades de Atins e Santo Amaro. Nos próximos dias vou fazer um texto com fotos de Atins, mas hoje o assunto é Santo Amaro do Maranhão.

    Santo Amaro fica grudado nos Lençóis – dá pra ir caminhando, se você tiver disposição para aguentar o calor. A Lagoa da Gaivota fica logo após as primeiras dunas e já revela uma beleza estonteante. Penetrando mais nos Lençóis é possível chegar nas Lagoas Emendadas, que é a visão mais parecida com o paraíso que se pode encontrar no Parque Nacional. As fotos abaixo mostram algumas das paisagens que podem ser encontradas em Santo Amaro do Maranhão – podem, já que as lagoas tem o estranho costume de mudar de um ano para outro.

    praca santo amaro do maranhao

    A ensolarada e colorida praça de Santo Amaro do Maranhão

    Uma duna abraçando a Lagoa da Gaivota

    Lagoa da Gaivota

    O verde perfeito da Lagoa da Gaivota em Santo Amaro

    Mais uma da Lagoa da Gaivota

    Turistas italianos curtindo o pôr-do-sol nas dunas de Santo Amaro

    As Lagoas Emendadas

    No nível da água nas Lagoas Emendadas

    Uma pintura da natureza

    Desenhos coloridos no interior do Parque Nacional

    Nosso meio de transporte apreciando o visual das Lagoas Emendadas

    A Toyota 4×4 descansa nas dunas dos Lençóis Maranhenses