A beleza dos Lençóis em Santo Amaro do Maranhão

Existem três caminhos principais para quem deseja conhecer os Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão. Vou tentar resumir a diferença entre eles nas próximos linhas, em termos bem gerais, só pra poder situar o local onde as fotos do final do texto foram feitas.

Barreirinhas é o típico destino CVC, ou seja, pacotes vendidos aos quilos e que incluem (ou não) passagem aérea, translado, hospedagem e passeios. A cidade cresceu desordenadamente devido ao turismo e é uma bagunça que tem como única atração a proximidade com o Parque Nacional, além de servir de ponto intermediário para quem tem como destino o vilarejo de Atins.

Atins é um vilarejo sem nenhuma estrutura, além de algumas pousadas e um ou outro barzinho rústico. Nada de turismo pacotão, nada de mercados, farmácias, lojas de lembrancinhas e, principalmente, nada de ser abordado por vendedores tentando empurrar passeios e outras ofertas imperdíveis (que é o que mais acontece em Barreirinhas). A vila fica ao lado dos Lençóis e as lagoas da região estão quase sempre desertas.

Santo Amaro do Maranhão é uma cidade, mas mais parece um vilarejo. Não tem estrada asfaltada, apenas um caminho de 35km pelo meio da areia que pode ser percorrido somente com veículos 4×4, o que manteve o isolamento e o autêntico clima de lugar parado no tempo. Não existe o risco de encontrar uma legião de turistas e também não se preocupe em ser abordado por vendedores de passeios. As pousadas são simples, assim como as opções de restaurantes.

Entre essas três opções não é difícil perceber que Atins e Santo Amaro são OS LOCAIS para conhecer os Lençóis Maranhenses. Até porque, como se não bastasse, as lagoas mais bonitas do parque ficam exatamente nas proximidades de Atins e Santo Amaro. Nos próximos dias vou fazer um texto com fotos de Atins, mas hoje o assunto é Santo Amaro do Maranhão.

Santo Amaro fica grudado nos Lençóis – dá pra ir caminhando, se você tiver disposição para aguentar o calor. A Lagoa da Gaivota fica logo após as primeiras dunas e já revela uma beleza estonteante. Penetrando mais nos Lençóis é possível chegar nas Lagoas Emendadas, que é a visão mais parecida com o paraíso que se pode encontrar no Parque Nacional. As fotos abaixo mostram algumas das paisagens que podem ser encontradas em Santo Amaro do Maranhão – podem, já que as lagoas tem o estranho costume de mudar de um ano para outro.

praca santo amaro do maranhao

A ensolarada e colorida praça de Santo Amaro do Maranhão

duna lagoa

Uma duna abraçando a Lagoa da Gaivota

lagoa gaivota

Lagoa da Gaivota

lagoa gaivota santo amaro

O verde perfeito da Lagoa da Gaivota em Santo Amaro

lagoa

Mais uma da Lagoa da Gaivota

turistas lencois maranhenses

Turistas italianos curtindo o pôr-do-sol nas dunas de Santo Amaro

lagoas emendadas

As Lagoas Emendadas

emendadas

No nível da água nas Lagoas Emendadas

pintura lencois

Uma pintura da natureza

desenhos parque nacional

Desenhos coloridos no interior do Parque Nacional

passeio parque

Nosso meio de transporte apreciando o visual das Lagoas Emendadas

4x4 lencois maranhenses

A Toyota 4×4 descansa nas dunas dos Lençóis Maranhenses

Publicado em 23/10/2012.
Compartilhar:


Sobre o Autor

Dudu Tomaselli gosta de gastar pouco para conhecer lugares legais. Prefere locais isolados e bem preservados, onde seja possível fazer trilhas sem correr o risco de perder a cabeça, mas não tem medo de cidade grande.


Este artigo possui Deixe um comentário

  1. Sílvia Pimentel
    Publicado em 15/11/2012 às 21:53 [+]

    Você descreveu muito bem e de maneira sucinta a diferença dos três lugares.
    A única coisa que encontrei em Santo Amaro foi porco do mato e jegues. Mar-ra-vi-lho-so! Nada de turistas e muita beleza natural intocada. Valeu!