O município de Blumenau, em Santa Catarina, também conhecido como Alemanha Tropical e Cidade Jardim, esta localizado no Vale do Itajaí e é o maior símbolo da cultura alemã no Brasil. Além do lindo conjunto arquitetônico em estilo enxaimel, das cervejarias e recantos naturais, a cidade é um dos maiores polos industriais e tecnológicos do estado.

No turismo de festas típicas, onde as maiores atrações são a gastronomia e o chope, a Oktoberfest é a principal delas – a festa é considerada a segunda maior festa da cerveja do mundo. As outras festas que também atraem turistas de todo estado são a Festitália, realizada em homenagem a cultura italiana, o Stammtisch Blumenau, festa de rua onde cada grupo ou confraria monta sua tenda, o Festival Nacional de Danças Folclóricas e a TexFair Fashion.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis em Blumenau (SC):

Veja também:

Dicas e passeios em Blumenau

A Secretaria de Turismo de Blumenau oferece vários roteiros turísticos aos visitantes, entre eles o Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava, que leva os turistas até as casas típicas alemãs, além de visitação às lojas de chocolate e licor, feitos de forma artesanal. O tradicional Roteiro das Cervejarias Artesanais, incluindo mais de onze delas, além dos roteiros das Igrejas, Museus, Natureza, Histórico Cultural e Industrial.

Entre os principais pontos turísticos estão o Parque das Nascentes, o prédio da Prefeitura Municipal, o Parque Vila Germânica, o Castelinho Havan, a Diocese de Blumenau, a Ponte de Ferro sobre o Rio Itajaí, o Vapor Blumenau 2, a Macuca, a Sociedade Dramático Cultural Carlos Gomes, localizada no Teatro Carlos Gomes e os museus Glaspark, da Água, da Família Colonial e claro, o da Cerveja.