Pular para o conteúdo

A estrada de Sangue para Santo Amaro do Maranhão

    Para chegar a Santo Amaro do Maranhão – uma das portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – é necessário pegar uma Toyota 4×4 na localidade de Sangue, na beira da MA-402 (estrada que liga São Luís a Barreirinhas). Não existe estrada asfaltada até Santo Amaro – na verdade nem dá para chamar o caminho de estrada, já que apenas veículos 4×4 conseguem atravessar os 35 quilômetros de areia que separam Sangue de Santo Amaro.

    Como chegar a Sangue

    Existem três maneiras de chegar a Sangue: com o ônibus da empresa Cisne Branco que faz a linha até Barreirinhas, com uma das empresas de receptivo que fazem o trajeto com vans ou de táxi. Ao chegar em Sangue é necessário aguardar uma das Toyotas que percorrem o caminho em intervalos irregulares e que cobram R$ 20 pela viagem até Santo Amaro.

    sangue santo amaro do maranhao

    A foto acima mostra o Comercial Pirrote, em Sangue, local de encontro das Toyotas. A dica aqui é aproveitar para repor o estoque de líquidos, mas cuidado para não exagerar na cerveja pois banheiros são escassos pelo caminho (descobri isso na pele e uma parte da viagem foi uma tortura, já que os pulos da Toyota colaboravam para aumentar a minha necessidade fisiológica).

    O caminho para Santo Amaro do Maranhão

    São 35 km até Santo Amaro, percorridos em 2 horas. Dá pra ter uma ideia do que vem pela frente. Mas fique tranquilo, serão os R$ 20 mais bem gastos de toda sua vida: é impossível conseguir mais diversão em qualquer outro lugar do mundo por um preço tão baixo. Isso considerando que você não tenha problemas com rally em estradas de areia, já que os motoristas das Toyotas costumam andar a 20 km/h e você fica com certeza de que ele não deveria passar de 5 km/h. Mas é claro que a diversão está nisso.

    Antes de chegar em Santo Amaro é possível que o motorista da Toyota faça uma parada em um casa que serve suco e bolo. Não deixe de experimentar o bolo caseiro de mandioca – você não vai encontrar outro igual.

    Durante a viagem aproveite para apreciar a paisagem quase intacta, as pontes de madeira que você agradece por não terem caído durante a travessia, a vida pacata das pessoas que moram em casas simples pelo caminho e a imensidão de areia que parece avisar que os Lençóis estão perto.

    Chegar em Santo Amaro depois de horas e horas de sol e areia é como cair no meio de uma oásis, mas essa parte vai ficar para outro texto, até porque Santo Amaro do Maranhão é O LUGAR – em Santo Amaro estão algumas das melhores atrações dos Lençóis, com uma grande vantagem: você não vai encontrar muitos turistas por lá.