A estrada de Sangue para Santo Amaro do Maranhão

Para chegar a Santo Amaro do Maranhão – uma das portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – é necessário pegar uma Toyota 4×4 na localidade de Sangue, na beira da MA-402 (estrada que liga São Luís a Barreirinhas). Não existe estrada asfaltada até Santo Amaro – na verdade nem dá para chamar o caminho de estrada, já que apenas veículos 4×4 conseguem atravessar os 35 quilômetros de areia que separam Sangue de Santo Amaro.

Como chegar a Sangue

Existem três maneiras de chegar a Sangue: com o ônibus da empresa Cisne Branco que faz a linha até Barreirinhas, com uma das empresas de receptivo que fazem o trajeto com vans ou de táxi. Ao chegar em Sangue é necessário aguardar uma das Toyotas que percorrem o caminho em intervalos irregulares e que cobram R$ 20 pela viagem até Santo Amaro.

sangue santo amaro do maranhao

A foto acima mostra o Comercial Pirrote, em Sangue, local de encontro das Toyotas. A dica aqui é aproveitar para repor o estoque de líquidos, mas cuidado para não exagerar na cerveja pois banheiros são escassos pelo caminho (descobri isso na pele e uma parte da viagem foi uma tortura, já que os pulos da Toyota colaboravam para aumentar a minha necessidade fisiológica).

O caminho para Santo Amaro do Maranhão

São 35 km até Santo Amaro, percorridos em 2 horas. Dá pra ter uma ideia do que vem pela frente. Mas fique tranquilo, serão os R$ 20 mais bem gastos de toda sua vida: é impossível conseguir mais diversão em qualquer outro lugar do mundo por um preço tão baixo. Isso considerando que você não tenha problemas com rally em estradas de areia, já que os motoristas das Toyotas costumam andar a 20 km/h e você fica com certeza de que ele não deveria passar de 5 km/h. Mas é claro que a diversão está nisso.

Antes de chegar em Santo Amaro é possível que o motorista da Toyota faça uma parada em um casa que serve suco e bolo. Não deixe de experimentar o bolo caseiro de mandioca – você não vai encontrar outro igual.

Durante a viagem aproveite para apreciar a paisagem quase intacta, as pontes de madeira que você agradece por não terem caído durante a travessia, a vida pacata das pessoas que moram em casas simples pelo caminho e a imensidão de areia que parece avisar que os Lençóis estão perto.

Chegar em Santo Amaro depois de horas e horas de sol e areia é como cair no meio de uma oásis, mas essa parte vai ficar para outro texto, até porque Santo Amaro do Maranhão é O LUGAR – em Santo Amaro estão algumas das melhores atrações dos Lençóis, com uma grande vantagem: você não vai encontrar muitos turistas por lá.

toyota santo amaro do maranhao

ponte santo amaro do maranhao

areia santo amaro do maranhao

Publicado em 16/11/2010.
Compartilhar:


Sobre o Autor

Dudu Tomaselli gosta de gastar pouco para conhecer lugares legais. Prefere locais isolados e bem preservados, onde seja possível fazer trilhas sem correr o risco de perder a cabeça, mas não tem medo de cidade grande.


Este artigo possui Deixe um comentário

  1. Larissa Saldanha
    Publicado em 20/05/2011 às 14:50 [+]

    Gostei muito das fotos. Pretendo ir ao Maranhão em julho e me falarram que um bom lugar para ficar seria Sanua por haver lagoa bem próximo e por está localizada dentro do parque, vc pode confirmar essa informação. Me falaram que não daria para chegar de carro convencional á Sangue mas nas suas fotos mostra uma estrada em Sangue. Você pode me ajudar com essas informações, pois não gostaria de ficar em barreirinha

  2. Dicas de Viagem
    Publicado em 21/05/2011 às 00:00 [+]

    Olá Larissa,

    Se você for para Santo Amaro com certeza não vai se arrepender – é o lugar mais bonito do parque e o mais intocado.

    Você falou que “não daria para chegar de carro convencional á Sangue mas nas suas fotos mostra uma estrada em Sangue”. Acho que você estava se referindo a Santo Amaro, pois Sangue é apenas um ponto de parada, na beira do asfalto, e de lá sai a estrada que vai para Santo Amaro. Não recomendo que você tente passar por essa estrada com um carro convencional, pois o carro vai ficar preso no caminho – apenas veículos 4×4 conseguem passar por lá e apenas se o motorista for muito bom. As fotos enganam e a estrada é um verdadeiro mar de areia fofa. O ideal é deixar o carro estacionado em Sangue ou ir até lá de van e depois pegar o 4×4 que faz o percurso até Santo Amaro.

    Apenas não entendi o que você quis dizer com “um bom lugar para ficar seria Sanua”, pois não sei a que lugar você está se referindo.

    Qualquer dúvida escreva novamente.

    Abrs

  3. larissa
    Publicado em 21/05/2011 às 16:16 [+]

    Problema na escrita (não li o que escrevi para consertar), quis dizer sangue.
    Obrigada pelas informações
    Um abraço

  4. marcel
    Publicado em 18/06/2011 às 19:16 [+]

    Estou indo a São Luis em julho e fico por lá 4 dias depois vou a barreirinhas e no final da viagem a Santo Amaro. Por um acaso vc não sabe se existe translado de barreirinhas para santo amaro ou devo descer em Sangue e pegar uma dessas toyotas. Sem mais Marcel

  5. Dicas de Viagem
    Publicado em 19/06/2011 às 15:47 [+]

    Olá Marcel,

    Você vai ter que ir até Sangue e pegar uma toyota – não existe translado de Barreirinhas até Santo Amaro.
    Outra opção seria ir de Barreirinhas até Atins e de lá fazer a travessia por dentro do parque até chegar em Santo Amaro. São muitas horas de caminhada e no caminho você vai poder conhecer paisagens fantásticas. Mas não sei se é fácil conseguir guias de façam esse trajeto.

    Abrs

  6. Richard
    Publicado em 02/07/2011 às 21:27 [+]

    “Outra opção seria ir de Barreirinhas até Atins e de lá fazer a travessia por dentro do parque até chegar em Santo Amaro.”

    Imagino que isso também valha para o trajeto inverso, certo?

    Estou indo para São Luís no começo de agosto e gostaria de conhecer tanto Santo Amaro quanto Barreirinhas. Estou programando ir primeiro para Santo Amaro. Primeira dúvida: quando se desce em Sangue, o ponto de descida já é o lugar em que se pega a Toyota? Tem como dar errado isso?

    Se tudo der certo eu gostaria de fazer o trajeto entre Santo Amaro e Atins. Meu obstáculo maior é não ter companhias para ir (a não ser, é claro, que eu encontre alguém por lá). Na falta de guias, existe alguma possibilidade de orientar-se com segurança ao longo desse trajeto?

    Muito obrigado!

  7. Dicas de Viagem
    Publicado em 04/07/2011 às 20:35 [+]

    Olá Richard,

    Em Sangue não tem como errar, já que não existe quase nada além de um pequeno barzinho, que é onde as Toyotas fazem sua parada. Você vai entender quando chegar lá. É muito legal.

    Quanto a fazer a travessia do parque sozinho, não acredito que seja recomendável. Quando eu estava em Santo Amaro encontramos um grupo de 3 aventureiros no momento em que estavam chegando de Atins. Parece que caminharam durante + ou – 3 dias (não lembro direito) para atravessar o parque e pela fisionomia e comentários deles não foi muito fácil. Acredito que seja fácil se perder no meio de tanta imensidão de dunas e lagoas.

    Abrs

  8. Márcio
    Publicado em 17/07/2011 às 20:16 [+]

    Olá, adorei as dicas. estarei indo no início de agosto. Mas irei de carro, pois moro no Ceará. quero saber se posso deixar o carro nesse ponto de apoio em Sangue, e caso possa, vc sabe o valor? tem algum telefone de contato de lá?

    Grato!

  9. Dicas de Viagem
    Publicado em 18/07/2011 às 14:54 [+]

    Olá Márcio,

    Acredito que seja possível deixar o carro, mas não tenho ideia de quanto eles cobrariam.
    Infelizmente não tenho nenhum telefone de lá, mas se você entrar em contato com alguma pousada de Santo Amaro eles devem saber informar com mais precisão.

    Abrs

  10. Mari Feltran
    Publicado em 22/07/2011 às 00:53 [+]

    Olá!
    Estarei chegando com a minha irmã em São Luiz na segunda-feira de manhã
    e ficarei 6 dias, até domingo dia 31.

    Estou com dificuldades de montar o melhor roteiro p/ aproveitar ao máximo esses 6 dias de viagem.

    Gostaria de conhecer o básico em Barreirinhas, ficar 1 noite em Atins e se for possível 2 dias em Santo Amaro.
    Vc acha que é viável? Por onde vc começaria?

  11. Isael Garcia
    Publicado em 12/08/2011 às 17:21 [+]

    Ólá, Sou Isael garcia, filho desta linda cidade e recomendo a todas as pessoas de bem que visite esse paraiso ecológico que é o parque dos lençois.
    Pena que o gestor municipal e seus acessores ainda não se conscientizaram que estão com a faca e o queijo nas mãos para transformar essa cidade e melhorar a vida de meus conterrâneos com sustentabilidade.

  12. Dniesther
    Publicado em 24/10/2011 às 20:33 [+]

    Olá me chamo Dniesther e gostaria de conhecer Santo Amaro mais gostaria de algumas dicas a respeito da chegada até lá. Posso ir de caburé para Santo Amaro fazendo a travessia pelo Rio Preguiças? chegando no encontro do Rio com o mar Se as pousadas lá ficam próximos das lagoas como a da Gaivota e se no período da chuva é ruim para conhece pretendo ir em fevereiro e se posso levar minha filha de 5 anos . Gostaria de mais orientações . Obrigada

  13. Dicas de Viagem
    Publicado em 26/10/2011 às 11:00 [+]

    Olá Dniesther,

    Caburé fica muito longe de Santo Amaro. A única maneira de chegar lá por Caburé é indo até Atins, mas de lá você teria que conseguir alguém para te levar até Santo Amaro, mas não sei te informar se essa travessia está sendo realizada. O melhor é voltar até Barreirinhas e depois ir para Santa Amaro por Sangue.
    As pousadas de Santo Amaro ficam perto das lagoas, mas não tão perto que você possa ir caminhando. Você vai ter que contratar um passeio para conhecer a Lagoa da Gaivota, que é mais próxima da cidade, mas tem outra ainda mais bonitos para o interior do parque.
    Nunca fui no período de chuvas, então não tenho como te orientar nesse sentido, mas com certeza não tem porque não levar a tua filha.

    Abrs.

  14. Eduardo Coelho
    Publicado em 18/10/2012 às 17:35 [+]

    Gostaria de saber se a estrada de sangue para santo amaro está alagada entre dezembro de janeiro e se é possível fazer o percurso e também as trilhas para gaivota, queimada dos britos e outas lugares de sw4/camionte toyota?

  15. Dudu Tomaselli
    Publicado em 22/10/2012 às 16:10 [+]

    Olá Eduardo,

    Fui para os Lençóis em agosto, então não sei dizer como são as condições durante o final do ano. Recomendo que você entre em contato com alguma das pousadas de Santo Amaro para conseguir a informação correta.
    Já os passeios, pelo que me falaram naquela época, funciona assim: não é permitido entrar no parque com veículos. Mas parece que em Santo Amaro não existe muita fiscalização por parte do Ibama e por essa razão alguns guias fazem os passeios e entram no parque com as toyotas.

    Abrs.