Hotéis e Pousadas no Guarujá

O município de Guarujá, no litoral de São Paulo, é a terceira maior ilha do estado, conhecida como Pérola do Atlântico por abrigar praias de incrível beleza, sendo algumas totalmente desertas e com acesso somente por trilhas.

A cidade também oferece varias atrações ligadas ao ecoturismo e ao turismo histórico cultural. Para quem gosta de artesanato o roteiro inclui as feiras que acontecem na praia das Astúrias, na praia de Pitangueiras, na praça Abílio dos Santos Branco, em Enseada e na Praça dos Expedicionários, no centro.

Veja as mais confortáveis opções de hospedagem em pousadas e hotéis no Guarujá (SP):

Confira mais opções:

Dicas e passeios no Guarujá

Para quem quer conhecer melhor a região a dica é fazer o passeio de escuna pela costa leste da Ilha de Santo Amaro. As saída acontecem no Km 15 da Estrada Guarujá-Bertioga, na Marina Tchabum, e tem duração de 6 horas.

Entre as praias desertas, com acesso somente por trilhas ou barcos estão a do Góes, Branca, do Éden, Preta, Fortaleza da Barra Grande, Armação das Baleias, Saco do Major, Cheira Limão, Congava, Camburi e Bueno. As praias mais familiares, com maior infraestrutura turística são Astúrias, Guaiúba, Santa Cruz dos Navegantes, Mar Casado, Perequê, Iporanga e São Pedro. Para quem gosta de surfar os destinos ideais contemplam as praias Pitangueiras, Pernambuco, Tombo e Enseada.

No roteiro histórico cultural estão a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, que abriga um monumento histórico militar do século XVI, o Forte dos Andradas, de 1934, com acesso pela praia do Tombo, o Forte Santa Cruz do Itapema, do século XVI, localizado próximo a Estação das Barcas de Vicente de Carvalho, a Fortaleza de São Felipe ou São Luiz, a Armação das Baleias, construída em 1699, com acesso por trilha partindo da praia Branca, a Ermida Santo Antônio de Guaibê, de 1563, o Pavilhão da Maria Fumaça e o Pavilhão do carro fúnebre de Santos Dumont.

O Parque Temático de Ciência e Tecnologia Heureka Exploratorium, museu interativo que oferece mais de 130 experiências e invenções, localizado na Praia da Enseada, é uma grande opção de lazer para crianças e adultos.

Para quem gosta de fazer caminhadas junto a natureza e contemplar as paisagens há várias opções, entre elas a Trilha da Prainha Branca, com lindos mirantes naturais e rica flora e fauna, a Trilha das Ruínas, onde as atrações são as ruínas da Armação das Baleias, a Trilha da Praia Preta e Camburí, terminando nas praias de mesmo nome, a Trilha da Fortaleza da Praia Grande, a Trilha do Sangava ou Congava, a Trilha da Ponta Grossa, com árvores centenárias e a Trilha da Praia do Éden. Não deixe de fazer um passeio de barco até a Ilha do Arvoredo, em frente à praia de Pernambuco, a pouco mais de um quilômetro e meio da costa, pois será inesquecível.



Compartilhar: