A Ilha do Mel é um dos principais destinos turísticos do Paraná. Para chegar nesta ilha paradisíaca é necessário pegar um barco que sai de Paranaguá, no Pontal do Paraná, com saídas todos os dias, ou em Morretes, onde as saídas acontecem somente aos finais de semana ou feriados. Entre as atrações deste pequeno paraíso estão as melhores praias do estado, algumas totalmente desertas com paisagens de impressionar.

As melhores infraestruturas turísticas da Ilha do Mel, com ótimas pousadas e restaurantes, estão localizadas nos vilarejos de Encantadas, ao sul, conhecida também como Prainhas, possui trapiche de embarque e desembarque, no Farol, ao leste, considerado o centro da Ilha e Nova Brasília, que também conta com trapiche e Fortaleza, a mais tranquila da ilha, ao norte. Na Ponta Oeste está localizada uma pequena vila de pescadores e as praias mais desertas da Ilha do Mel.

Veja aqui as mais confortáveis opções de hospedagem em pousadas e hotéis na Ilha do Mel (PR):

Veja também:

Dicas e Passeios na Ilha do Mel

Ao sul, na região de Encantadas, conheça a Gruta das Encantadas, com acesso através de uma passarela, o Morro da Gruta, o Farol do Caraguatá, com vista para o Canal da Galheta, a Ponta da Nhá Pina, que abriga a Capela de São Francisco, as bicas do Norinho e de Sentro, o Morro do Careca, o Morro do Sabão, que possui uma rampa de voo livre, a Pontinha, excelente local para banhos de mar, mergulho e pesca, além das praias do Mar de Fora, que abriga uma Praça de Alimentação e é ótima para o surf, do Miguel e Prainha.

Ao leste, no vilarejo do Farol, as atrações são o Farol das Conchas, de 1870, mandado construir por D. Pedro II, onde chega-se através de uma escadaria e as trilhas do Belo, que levam até a pequena praia de mesmo nome. Além das praias de Fora e Grande, com as melhores ondas para surf e do Farol.

Já ao norte, na localidade de Fortaleza, onde chega-se através de uma hora de caminhada ou de barco, a partir do trapiche de Nova Brasília, está localizada a Estação Ecológica e o Morro da Baleia, além da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, um monumento militar do século XVIII, com acesso por trilha, o Labirinto dos Canhões e o Mirante. Suas praias são a da Fortaleza e da Enseada da Fortaleza.

No centro-norte, na região de Nova Brasília, estão as praias de Mar de Dentro, com mar calmo, a de Nova Brasília, em frente a Ilha das Palmas e a do Istmo, a parte mais estreita da ilha. Na Ponta Oeste estão as praias mais isoladas e intocadas da Ilha.

Aproveite para fazer um passeio de barco para conhecer melhor a região, entre as opções estão a Baía dos Golfinhos e Ilha das Peças, o passeio sai do trapiche de Nova Brasília, passa pela Ponta Oeste, Farol e Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, com parada para almoço na Ilha das Peças e banho no retorno. A outra dica é fazer o passeio até o Parque Nacional do Superagüi, formado pela Ilha das Peças e pela Ilha do Superagüi, que é habitada por jacaré-de-papo-amarelo, onças parda e pintada, lontras, jacutingas e mico-leão-da-cara-preta.