O município de Itatiaia, que em tupi-guarani significa ‘penhasco cheio de pontas’, está localizado na fantástica região das Agulhas Negras e é um destino perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza. A cidade é a porta de entrada para o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil, criado em 1937, que divide-se em duas parte: a alta, onde estão as montanhas da Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba e o Pico das Agulhas Negras, e a baixa, com lindas cachoeiras.

As opções de lazer e diversão junto a natureza são muitas: caminhadas em trilhas ecológicas, banhos em rios e cachoeiras, contemplação da flora e fauna (em especial as aves endêmicas), prática de esportes de aventura, pesca e passeios a cavalo, são apenas algumas delas.

Veja aqui as mais confortáveis opções de hospedagem em hotéis e pousadas em Itatiaia (RJ):

Veja também:

Dicas e Passeios em Itatiaia

Na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia vale conhecer o Lago Azul, o Complexo Maromba, com piscina natural, as cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, o Mirante do Último Adeus, a Pedra de Fundação, o Museu da Fauna e da Flora, a Represa do Funil e os Três Picos. Na parte alta, onde estão as nascentes dos rios que integram as bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande, a grande atração é o Maciço das Prateleiras, além das pedras da Tartaruga e da Maçã.

Visite também a cachoeira do Caldeirão, com piscina natural e pedras de quatro metros, ideais para mergulhar, localizada próxima à Maromba e as cachoeira Pitu e Poranga, com dez metros de queda e água bem verdinha.

No roteiro histórico cultural estão a Usina Hidrelétrica do Funil, a Praça Mariana Rocha Leão, a Igreja Matriz de São José e o Paço Municipal Campo Belo. Para conhecer o artesanato local, a dica é seguir até o Ateliê Vivart – localizado no parque, comercializa lindas mandalas, escudos, esculturas, pinturas e fotografias, entre outros. Não deixe de conhecer os festivais de massas, pães, vinhos, trutas e chocolates, promovidos aos finais de semana nos hotéis e pousadas da região.