Passeio de Balão: Onde Voar

Voar de balão, assim como saltar de paraquedas, é uma atividade que está no imaginário de muitas pessoas: a tranquilidade do voo, a sensação de liberdade e a contemplação da paisagem de outra perspectiva são alguns fatores de atração do balonismo. Mas muitas dessas pessoas que já pensaram em voar vão passar a vida toda longe dos balões e, possivelmente, jamais vão ter a oportunidade de realmente voar. Esse texto tem a intenção de servir como um estímulo, para que você não deixe passar mais um ano sem realizar o seu sonho.

Se o seu problema for medo de altura, saiba que ver e fotografar os balões no céu é uma experiência inesquecível, que pode funcionar como um propulsor para transformar em realidade o seu sonho de voar. Essa experiência pode ser vivenciada em um dos diversos festivais de balonismo que são realizados anualmente no Brasil. Um dos mais conhecidos é o Festival Internacional de Balonismo, que acontece no mês de abril, em Torres (RS). Várias provas em diferentes modalidades acontecem ao amanhecer ou no final da tarde, colorindo o céu e proporcionando lindas imagens.

Os voos de balão podem atingir até 500 metros de altura, percorrendo uma distância de 15 a 20 km, tornando inesquecível a experiência de contemplar a paisagem lentamente, flutuando sobre campos, matas, rios, lagos e pequenos vales. Se a ocasião for especial (noivado, lua de mel), certamente surpreenderá a outra pessoa. Vá com uma roupa confortável, leve um agasalho e não esqueça do óculos de sol, do protetor solar e de uma boa câmera fotográfica.

É importante sabe que apesar da serenidade do voo de balão, algumas pessoas devem consultar seu médico antes de voar. Entre essas pessoas destacamos as gestantes, idosos com mais de 70 anos, portadores de qualquer deficiência física, de distúrbios cardíacos, neurológicos, psiquiátricos ou psicológicos.

passeio balao

Um passeio de balão inesquecível

Quanto Custa

Os voos de balão custam, em média, entre R$ 300 e R$ 600 reais por pessoa. Diversas empresas oferecem voos individuais, assim como para casais, mas nesse caso os valores são bem maiores. Também é possível encontrar pacotes que já incluem hospedagem e transporte.

Onde Voar

Vários estados brasileiros oferecem condições ideais para voos de balões. As empresas oferecem inúmeros tipos de voos, quase todos eles duram cerca de uma hora e acontecem nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, aos finais de semana e feriados. Geralmente após o voo é oferecido um brinde de espumante, uma tradição do balonismo.

Confira abaixo mais informações sobre algumas das principais empresas que realizam voos de balão em diversos estados brasileiros:

Rio Grande do Sul

Paraná

Rio de Janeiro

Minas Gerais

São Paulo

  • Empresa: Aventurar Equipe de Balonismo
  • Cidade: Boituva
  • Site: balonista.com
  • Fone: (011) 3326.8331
  • Empresa: Rubic Balões
  • Cidade: Araçoiaba da Serra
  • Site: rubic.com.br
  • Fone: (11) 5031.0807
  • Empresa: Trilha no Vento
  • Cidade: Piracicaba
  • Site: trilhanovento.com
  • Fone: (19) 3301.1790

Obs.: Não realizamos passeios com todas as empresas citadas acima e por esse motivo não temos como atestar a qualidade dos serviços oferecidos. Essa relação deve ser utilizada apenas como um informativo de algumas das empresas que realizam voos de balão no Brasil. Sinta-se a vontade para utilizar o espaço de comentários para contar suas experiências voando (ou querendo voar) de balão.

Publicado em 20/09/2012.
Compartilhar:


Sobre o Autor

Dudu Tomaselli gosta de gastar pouco para conhecer lugares legais. Prefere locais isolados e bem preservados, onde seja possível fazer trilhas sem correr o risco de perder a cabeça, mas não tem medo de cidade grande.


•••