Praia do Sonho, o lixão da Grande Florianópolis

Chegar em uma praia e encontrar uma grande quantidade de lixo espalhado pela areia não é exatamente a visão que um turista espera para seus momentos de lazer. Mas foi exatamente isso que encontramos algumas semanas atrás durante um passeio pela Praia do Sonho, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

A quantidade absurda de lixo que cobria a areia da praia pode ser vista nas imagens no final desse texto, mas antes de chegar lá eu gostaria de fazer algumas observações sobre os motivos que levaram a Praia do Sonho a ficar desse jeito, assim como gostaria de avisar que esse não é o visual comum da praia durante a alta temporada. Nossa visita foi durante o inverno e no verão é de se imaginar que os órgão responsáveis trabalhem para manter a limpeza do local.

O problema da Praia do Sonho é que ela fica na saída (ou entrada, dependendo do ponto de vista ou do sentido da maré) da baía sul, que banha Florianópolis e também os municípios de São José e Palhoça, como pode ser visto na imagem abaixo, retirada do Google Earth – observe a localização da Praia da Sonho, no círculo em vermelho.

praia do sonho google earth

A Praia do Sonho, marcada em vermelho, no Google Earth

Essas três cidades (São José, Florianópolis e Palhoça) tratam um percentual ridiculamente pequeno do esgoto produzido em seu território e muito do que não é tratado acaba indo parar na baía sul. Por outro lado, a baía sul recebe uma grande quantidade de água do rios que chegam do continente (Cubatão e Imaruim, principalmente, mas também de diversos córregos menores), que estão completamente poluídos e costumam fluir para a baía carregando grandes quantidades de lixo e poluição de todo tipo.

A mesma maré que traz água limpa para oxigenar a baía, na volta se encarrega de levar toda essa sujeira em direção ao mar aberto – e o caminho passa bem próximo da Praia do Sonho. O resultado é devastador e pode ser visto nas imagens abaixo.

praia do sonho

Praia do Sonho (ou do pesadelo)

lixo praia do sonho

Lixo na Praia do Sonho

detalhe lixo

Detalhe do lixo na praia

A Praia do Sonho ainda tem um outro problema, que também ocorre na vizinha Pinheira (bem como no Pântano do Sul, em Floripa), que é a permissão para a circulação e estacionamento de carros na areia da praia. Esse fato provoca o aumento da poluição na areia e de brinde acaba com a tão desejada tranquilidade de quem gosta de ficar na areia ouvindo apenas o barulho do mar. Na foto abaixo é possível ver diversos carros estacionados na areia, mesmo durante a baixa temporada.

carros na praia

Carros estacionados na areia da Praia do Sonho

Publicado em 02/10/2012.
Compartilhar:


Sobre o Autor

Dudu Tomaselli gosta de gastar pouco para conhecer lugares legais. Prefere locais isolados e bem preservados, onde seja possível fazer trilhas sem correr o risco de perder a cabeça, mas não tem medo de cidade grande.


Este artigo possui Deixe um comentário

  1. celino nunes da silveira
    Publicado em 13/10/2012 às 10:10 [+]

    Meu amigo, não conhecia estas praias, conheci todas em janeiro/2012, não tem tratamento de esgoto, praia dos ingleses: sábado de manhã praia lotada, cheia de gringos, estourou o reservatório que eles seguram o coco, a praia virou só em esterco verde. Fui a Bombas e Bombinhas agora em setembro, também não tem esgoto tratado. Porto Belo não tem uma praça, uma área verde, crescimento de grandes arranha céu, com heliporto e tudo, não tem esgoto tratado, eles só querem dinheiro, dinheiro e dinheiro!!! Onde vai chegar esta gente? Tomando banho no meio do coco?

  2. celino nunes da silveira
    Publicado em 13/10/2012 às 10:17 [+]

    Tem uns erros no meu português, mas deu pra entender né? Sem falar de Laguna que a trinta anos atrás conheci, farol de Sta. Marta, tinha só a casa no faroleiro, hoje esta loteado todo morro, quem autorizou o terreno da Marinha pra ser loteado? Será que este estado só pensa em dinheiro, onde vão chegar? Hoje eles não tem nem marisco em caramujo, rasparam tudo das pedras para criar em cativeiro. Onde esta a fiscalização do Ibama para fiscalizar esta gente? Onde esta os governantes como Prefeito de Laguna, será que eles não estão recebendo alguma propina pra liberar estas áreas? Até hoje ouvi falar que prenderam UM em Florianópolis; sabe quem foi? O Dr. Pericles Druc, ex habitasul (hoje falida), que estava construindo dentro do mar!!!

  3. CAROLINA
    Publicado em 17/10/2012 às 22:13 [+]

    Amigo, compartilho da sua tristeza! sou frequentadora da praia da pinheira há uns 5 anos e cada ano está pior e pior..especialmente a praia de baixo…fico muito triste em ver um lugar tão lindo sendo destruído, sem a mínima preocupação da prefeitura de palhoça.
    Mas vamos um pouquinho mais longe: em julho estive em Maceió e é de chorar…simplesmente destruído…beeemmm pior que estas fotos que tu postou aí da praia do sonho!