Rancho do Buna em Atins

O Rancho do Buna é a pousada mais conhecida de Atins (uma das extremidades do Parque dos Lençóis Maranhenses) e também a que apresenta a melhor estrutura. Para chegar lá é necessário descer o rio Preguiças de voadeira (espécie de lancha pequena) numa viagem que costuma demorar 1 hora se não houverem paradas pelo caminho – mas recomendo parar em Vassouras, Mandacaru e Caburé, o que pode fazer a viagem passar de 3 horas (mas você não vai se arrepender).

O Buna tem uma espaço fantástico, com diversos chalés muito bem distribuídos pelo terreno. A diária tem um preço bastante razoável (R$ 110 para um casal) e o café da manhã é uma delicia, assim como os pratos preparados na cozinha do restaurante. Os ovos mexidos e a tapioca servidos de manhã são simplesmente sensacionais – tudo orgânico, assim como os temperos, verduras e legumes que são colhidos na própria horta da pousada.

Problemas? Tem um, que nos fez deixar a pousada um dia antes do planejado: no espaço de circulação existem muitos animais soltos (galos, galinhas, patos, gansos, gatos, cachorros e pavões) e os galos (muitos galos) costumam começar a cantar por volta das 3 da manhã e só param depois que o dia amanhece. O resultado é que não consegui dormir direito nenhuma noite.

Se você também tem problemas com galos cantores, recomendo que antes de fazer uma reserva converse com eles para saber se os animais já foram removidos para outro espaço (isso estava para acontecer a qualquer momento, de acordo com a Mônica – a gerente paulista da pousada).

Por falar na Mônica, é ela quem vai resolver a sua vida em Atins: planejar passeios, marcar traslados, agendar barcos, sugerir locais para almoçar e jantar, conversar, reclamar (se for o caso). É tudo com ela, que já vai estar de pé quando você levantar e não vai dormir até que algum hóspede esteja acordado no salão principal.

buna principal

A foto abaixo é de um dos chalés, que tem uma cama confortável (com direito a mosquiteiro) e um banheiro bastante espaçoso – apenas não se preocupe com as pererecas escondidas atrás do espelho.

Os chalés são rústicos e agradáveis (não possuem aparelho de ar condicionado). Durante a noite a ventilação natural deixa o ar mais fresco e o sono vem fácil, nem dá para sentir falta do ar condicionado.

cabana buna

Essa é a escada genial que leva para um espaço zen onde são realizadas massagens, mas que também pode ser usado a qualquer momento para uma meditação ou um cochilo mesmo.

escada original

O espaço zen do Rancho do Buna:

espaco zen

Nessa mesa de vidro está um dos locais mais disputados pelos gatos da pousada:

gato rancho do buna

A piscina, que não cheguei a usar:

piscina buna

Para reservas e mais informações acesse o site do Rancho do Buna. Veja também as outras pousadas de Atins e dos Lençóis Maranhenses.

rancho principal

Publicado em 17/12/2010.
Compartilhar:


Sobre o Autor

Dudu Tomaselli gosta de gastar pouco para conhecer lugares legais. Prefere locais isolados e bem preservados, onde seja possível fazer trilhas sem correr o risco de perder a cabeça, mas não tem medo de cidade grande.


Este artigo possui Deixe um comentário

  1. Daniel
    Publicado em 09/09/2011 às 08:40 [+]

    Não consigo falar com a pousada acima. por favor, quem souber pode me ajudar? Estou em sao luiz e quero ir para lá amanhã dia 10/09.