O município paulista de Santana de Parnaíba tem um dos principais conjuntos arquitetônicos históricos do estado. As construções coloniais totalizam 209 edificações tombadas em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Antes disso, em 1958 o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN), tombou a residência bandeirista urbana do século XVII, atual Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera e o sobrado do século XVIII, que abriga a Casa da Cultura.

Conheça as opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Santana de Parnaíba (SP):

Confira também:

Dicas e Passeios em Santana de Parnaíba

Não deixe de conhecer a Barragem Edgard de Souza, inaugurada em 1901, a Casa da Cultura “Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo”, o Coreto Maestro Bilo, construído em 1982 é considerado o cartão postal da cidade e esta localizado na Praça 14 de Novembro e a Igreja Matriz conhecida como Paróquia de Sant’Ana em estilo eclético de 1882.

Vale conhecer também o Museu Casa do Anhangüera, localizado no Centro Histórico, o Morro Voturuna, antigo ponto de partida dos bandeirantes, o Monumento a Frei Agostinho de Jesus, de 1651 situado no no Largo São Bento e o Monumento a Suzana Dias, que junto ao seu filho André Fernandes, fundou a cidade.

Entre os principais eventos que a cidade oferece estão o Corpus Christi, com belos tapetes de flores e serragem, decorados pelos moradores na rua do Centro Histórico e o Drama da Paixão, com encenação ao ar livre durante a semana santa.

Faça o passeio Caminho do Sol, com 241 quilômetros inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, tem 11 dias de duração abrangendo 12 municípios e terminando numa capela de Águas de São Pedro.