Hotéis e Pousadas na Serra da Mantiqueira

A cadeia montanhosa da Serra da Mantiqueira está localizada nos estados de São Paulo (30%), Minas Gerais (60%) e Rio de Janeiro (10%). O ponto mais alto da Mantiqueira atinge 3000 metros e uma das principais atrações são justamente os picos: entre os mais altos estão o Pedra da Mina com 2798 metros, o Pico das Agulhas Negras com 2792 metros, o Morro do Couto com 2680 e a Pedra do Sino de Itatiaia, muito procurados para prática de esportes radicais.

A vegetação, composta de Mata Atlântica e Mata de Araucárias, abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, com várias trilhas emolduradas por bromélias, orquídeas, nascentes e cachoeiras, além de animais silvestre, entre eles veado-campeiro, lobo-guará, onça parda, cachorro-vinagre, jaguatirica, paca, bugio, macaco sauá, mono, tucano, esquilo e ouriço-caixeiro, além de aves, em especial a gralha-azul, o tucano, a maitaca, o inhambu, o jaçanã, a seriema e o gavião carcará, alguns ameaçados de extinção.

Sua nascentes e riachos formam o Rio Jaguary, principal fonte de abastecimento do norte de São Paulo, o Rio Paraíba do Sul e o Rio Grande, que juntos formam o maior complexo hidroelétrico do país. É na Mantiqueira que também estão localizadas as mais famosas fontes de águas minerais do Brasil, em especial Caxambu, Poços de Caldas e São Lourenço em Minas Gerais e Campos do Jordão e Águas da Prata em São Paulo.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis na Serra da Mantiqueira:

Minas Gerais:

Rio de Janeiro:

São Paulo:



Compartilhar: