O município catarinense de Urupema, conhecido como “A Cidade Mais Fria do Brasil”, possui uma altitude média de 1335 metros e o ponto mais alto da cidade é o Morro das Torres, com 1733 metros. As principais atrações da cidade estão intimamente relacionadas ao frio, já que é bastante comum a incidência de geadas e neve na região – a temperatura média anual é de 13º.

Além da neve Urupema possui muitas belezas naturais e opções de lazer ligadas ao turismo rural, como a Cavalgada Rota Santana – são dois dias cavalgando por lindas paisagens.

Conheça a Fazenda do Barreiro, de 1782, que abriga um Museu e serve o prato típico da região – o arroz de carreteiro com feijão tropeiro, além de trilhas e pescarias, a Cachoeira que Congela, que no ano de 2000 passou 12 dias congelada, no Morro das Torres, com vista panorâmica de 360°, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz de Santana e a Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda, com o belíssimo Lago das Trutas.

Os moradores da cidade, cortada pelo Rio Caronas, orgulham-se por terem em suas águas cristalinas um dos peixes mais sensíveis à poluição, a truta, recebendo o título de Capital Catarinense da Truta.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Urupema (SC):

rio dos touros
Eco Pousada Rio dos Touros

Veja também: