A cidade catarinense de Brusque, colonizada principalmente por alemães, mantém as tradições e a cultura na arquitetura, na culinária, na hospitalidade e nas festas populares, entre elas a Festa Nacional do Marreco – a Fenarreco, com muito chope, danças típicas, música e alegria. O município é um importante pólo industrial nos setores têxtil e metalúrgico.

Entre as curiosidades locais estão a criação da urna eletrônica, a primeira cidade da América Latina a ter um Telecentro com computadores para acesso público a Internet, o primeiro Observatório Astronômico do sul do Brasil, sede da única colônia de língua inglesa de Santa Catarina (1867) e sede do primeiro núcleo de colonização polonesa do Brasil (1869).

Conheça as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Brusque (SC):

brusque palace
Brusque Palace Hotel

Veja ainda:

Dicas e Passeios em Brusque

Conheça o Parque Zoo Botânico, uma bela área de preservação permanente onde vivem cerca de 650 animais de 135 espécies diferentes com teleférico de 578 metros que liga-se ao Parque Leopoldo Moritz, possibilitando uma bela vista da cidade, o Orquidário, com mais de 300 espécies de orquídeas e bromélias e o Observatório Astronômico Tadeu Cristóvam Mikowski, com telescópio Cassegraniano de 300 milímetros equipado com telescópio solar, telescópio fotográfico Newtoniano e câmara CCD capaz de proporcionar um aumento de até 2,3 mil vezes.

Visite também o Santuário de Azambuja, que abriga a Gruta de Nossa Senhora de Azambuja, o Morro do Rosário e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, com coleções de arte sacra, geologia, botânica, zoologia, numismática, etnologia, armaria e pinacoteca.

Conheça ainda o Paço Municipal formado pela Prefeitura, Fórum e Câmara de Vereadores, a Ponte Estaiada Irineu Bornhausen, a Arena Multiuso Antônio Neco Heil, a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, a Casa de Brusque, o Parque das Esculturas e a Praça Barão Von Schneeburg.

Entre o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade tem destaque o casarão Maluche, a Villa Quisisana, os casarões na rua Hercílio Luz e a casa de antigo comércio em Dom Joaquim.