Penedo, no Rio de Janeiro, é um Parque Ecológico e também a maior colônia finlandesa do Brasil. Localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, o belo e tranquilo distrito de Itatiaia está inserido num cenário quase nórdico com arquitetura típica, clima de montanha, araucárias, fabricas de chocolate e também, é claro, uma bela Casa de Papai Noel, com fábrica de brinquedos totalmente ativa na época do Natal, no centro do vilarejo.

Entre as atrações de Penedo estão os deliciosos pratos a base de trutas, recém pescadas num trutário localizado na Serrinha do Alambari, caminhadas em trilhas ecológicas e passeios a cavalo passando por lindas cachoeiras e corredeiras de águas transparentes.

Aproveite para conhecer as Três Cachoeiras, a Cachoeiras de Deus e Três Bacias ou Poço das Esmeraldas, a trilha do Pico do Penedinho, com linda vista panorâmica, o Parque Nacional do Itatiaia e suas trilhas, entre elas o Caminho das Pedras e Três Picos, a Serrinha do Alambari, que abriga cachoeiras e piscinas naturais, no Camping Clube do Brasila, a Capelinha, o alambique da Capelinha, o Museu Finlandês e o Clube Finlândia.

Se você gosta de artesanato vá até a Avenida das Mangueira ou na Pequena Finlândia, nestes lugares você encontrará objetos de decoração de origem finlandesa, sueca e brasileira.

Veja as opções de hospedagem em hotéis e pousadas de Penedo (RJ):

Veja também: