São Joaquim, em Santa Catarina, é uma das cidades mais altas e frias do país. Com 1353 metros de altitude no ponto mais alto, São Joaquim é presenteada com temperaturas negativas no inverno com bastante frequência.

A principal atração da cidade é a neve, que costuma chegar acompanhada de muito frio. Quando o sol aparece no inverno a geada na manhã seguinte é inevitável, o que torna os campos de cima da serra, repletos de araucárias, ainda mais belos.

O Parque Nacional de São Joaquim abriga rios, córregos, cachoeiras e a rica flora e fauna da região, em especial os cachorros-do-mato, jaguatiricas e bugios. Entre as aves encontram-se a curiaca, o caxinguelê, a gralha-azul e o surucuá-de-barriga-vermelha.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de São Joaquim (SC):

Veja também:

Dicas e Passeios em São Joaquim

Algumas das maiores atrações de São Joaquim e região são a Pedra Furada, o Morro da Igreja, com 1828 metros e o rio Pelotas, com suas nascentes e piscinas naturais.

Conheça o Belvedere da cidade, a Cooperativa Sanjo, com 78 cooperados que cultivam maçãs, a Estação Experimental da Epagri, onde estão os monumentos à Kenshi Ushirozawa, Pedro de Alcântara Ribeiro e Yoskio Yoshida, a Exponeve, feira permanente de artesanato localizado no parque Nacional da Maçã, a Igreja Matriz São Joaquim, na praça João Ribeiro, construída em pedra basalto em 1918, o Mirante das Araucárias, o Monumento Manoel Joaquim Pinto, a Vila Francioni Vinhos e Vinhedos, o Museu de Artes de São Joaquim, o Museu Histórico Municipal, o Snow Valley, com trilha em meio a xaxins, samambaias, araucárias, bracatingas, cascatas e pontes rústicas e a Cascata do Pirata, com 15 metros.