O município de Garopaba está localizado no litoral sul de Santa Catarina, abrigando oito praias perfeitas para a prática do surf. Além disso o local possui praias badaladas, familiares e outras quase desertas. Na área central de Garopaba as construções possuem no máximo dois andares, garantindo o lindo visual do local.

Outra atração que encanta turistas de todo país são as baleias francas, que escolheram esse litoral para se reproduzirem e darem a luz seus filhotes. Entre os meses de julho e novembro as praias do sul catarinense, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – APA, recebem estes dóceis e nobres mamíferos. Passeios de barcos para observação podem ser feitos através das empresas Base Cangulo e Vida Sol e Mar, que possuem supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

As praias mais famosas de Garopaba são a Ferrugem, uma tranquila vila de pescadores que fica super movimentada na alta temporada e é frequentada por surfistas de todo Brasil, e Siriú, praticamente deserta é considerada uma das mais belas do estado, onde o Rio Siriú encontra o mar formando na orla uma incrível lagoa de água doce – a praia abriga ainda lindos costões e dunas ideais para prática da sandboard.

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis em Garopaba (SC):

Veja também:

Dicas e passeios em Garopaba

Conheça as praias da Gamboa, que abriga uma pequena vila de pescadores além da natureza exuberante bem preservada, da Preguiça, bem pequena e encantadora, onde está localizada a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Costão, com várias trilhas possibilitando uma vista panorâmica da região, do Silveira, cercada de montanhas é uma das preferidas dos surfistas, da Barra, possui um Sambaqui – cemitério dos índios Carijós, e também uma lagoa de água doce na beira do mar, do Ouvidor, selvagem com dunas branquinhas e costões e a Vermelha, totalmente deserta com acesso somente por trilha.

No turismo histórico cultural a atração é a Igreja Matriz de São Joaquim, com estilo arquitetônico açoriano, localizada junto a uma vila de pescadores no canto direito da praia central de Garopaba, que possui dois quilômetros de orla.

Outra dica de passeio é conhecer a Vila do Macacu, ao norte de Garopaba. O vilarejo possui uma lagoa cristalina e um conjunto de dunas, conhecidas como Areias do Macacu, com três quilômetros de extensão que vão até a barra do Rio Siriú. Vá no fim da tarde para contemplar o pôr-do-sol e lembre-se de levar sua câmera fotográfica.

Para quem gosta de trilhas a dica é a da Vigia, que começa na praia da Preguiça, nas pedras do costão. Após uma hora de caminhada chega-se as piscinas naturais, ótimas para mergulho com snorkel. Para finalizar o roteiro um passeio de barco com duração de 45 minutos até a Ilha do Coral é imperdível.