Hotéis e Pousadas em Itabira

Itabira, no estado de Minas Gerais, carinhosamente apelidada por seus habitantes de cidade da poesia, é berço do poeta Carlos Drummond de Andrade, que guarda seus versos em 40 placas distribuídas pela cidade.

Intitulada também cidade do ferro, uma vez que foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce em 1942. Em tupi guarani, no qual teve origem o nome, significa pedra que brilha.

A hospitalidade dos moradores, a deliciosa comida mineira e a ótima infraestrutura turística completam este roteiro cheio de graça e poesia.

Conheça aqui as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Itabira (MG):

agua santa
Hotel Pousada Água Santa

Veja também:

Dicas e Passeios de Itabira

Entre as principais atrações da cidade estão a Cochoeira da Boa Vista, que possui pequenas quedas e corredeiras que formam piscinas naturais, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII em arte barroca, o Memorial Carlos Drummond de Andrade, a casa onde viveu um dos maiores poetas brasileiros, projetada por Oscar Niemeyer, amigo de Drummond, o Museu Itabirano e os Caminhos Drumondianos, feito com acompanhamento de artistas locais que declamam os poemas tornando a visita ainda mais encantadora.

Não deixe de conhecer o Mirante da Serra do Lobo, com mais de 1600 metros é um dos pontos mais altos do município, o que proporciona uma visão de 360º da região, a Cachoeira do Bongue no Rio Tanque, com 50 metros e ótimas piscinas naturais para banho e a Reserva de Proteção do Patrimônio Natural dos Borges, com orquídeas, bromélias e canelas-de-ema gigantes que formam um belíssimo cenário natural, além da exuberante cachoeira que dá nome a reserva, com aproximadamente 70 metros.

Visite também o centro histórico composto por belos casarões e sobrados dos séculos XXIII e XIX, seu diferencial são as construções sobre embasamentos de pedras e baldrames com vedação em pau-a-pique e adobe.



Compartilhar: