O município de Pancas, no Espírito Santo, está inserido no Parque Nacional dos Pontões Capixabas, que é constituído de pedras imensas de granito. A paisagem espetacular de montanhas deste paraíso ecológico, atrai montanhistas, adeptos do voo livre, asa delta e parapente, de todo país e do mundo.

Pancas, além de ter sido privilegiada pela natureza, com cachoeiras, grutas, orquídeas raras e trilhas repletas de Mata Atlântica, possui tradições folclóricas que também atrai muitos turista. A hospitalidade dos moradores descendentes de alemãs completam este roteiro turístico para lá de cênico.

Conheça as pedras do Camelo, com 720 metros, da Agulha, com 500 metros, do Leitão, da Cara, com a forma de um perfil, da Gaveta e da Colina, com rampa de salto. Visite ainda as grutas do Índio e da Michelle, as cachoeira do Bassani, de Santa Ana, da Prainha do São Luiz e do Moraes, o Parque das Bromélias e a Rampa de Vôo Livre Clementino Izoton.

Entre os atrativos culturais da cidade estão a Folia de Reis, o Bumba-meu-boi, o Grupo de Dança Folclórica Alemã, o Casamento Tradicional Pomerano, o Grupo de Trombonistas de São Bento, os Tocadores de Concertina, a Corporação Lira XIII de Maio e a gastronomia pomerana, manifestadas nas festas do Aniversário da Cidade, Campeonato de Motocross, Cavalgada, Campeonato de Vôo Livre, Festival de Concertina, Tapete de Corpus Christi, Seresta da Fraternidade, Festa de Santa Luzia, Festa Junina, Feirinha Cultural, Festa da Lingüiça, e a Festa da Reforma Luterana.

Encontre as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Pancas (ES):

  • Hotel Acácia – Av. 13 de Maio, 298 – Centro – Fone: (27) 3726.1209
  • Pousada Ninho da Águia – Rua José Augusto da Silva, 217 – Fone: (27) 3726.1572