Parque Nacional da Terra do Fogo – Ushuaia

A entrada do Parque Nacional da Terra do Fogo está localizada a uns 12km da cidade de Ushuaia e suas atrações principais são o Trem do Fim do Mundo e as trilhas que permitem conhecer o interior do parque. Para chegar ao parque existem duas maneiras: de táxi ou de van. Se for para fazer o passeio de trem, apenas, fica mais barato pegar um táxi, pois la estación del Fin del Mundo fica bem no início do parque. Mas para fazer as trilhas o melhor é pegar uma van (basta solicitar na pousada), já que por um valor único ela deixa o visitante dentro do parque (e as atrações legais ficam muito longe da entrada do parque) e depois faz o retorno até o hotel – existem vários horários de retorno.

Na nossa chegada ao parque tivemos a sorte de ver alguns flocos de neve enquanto comprávamos as entradas, que custam aproximadamente 25 reais por pessoa. Decidimos não fazer o tradicional passeio de Trem do Fim do Mundo e seguimos direto até a Bahia Lapataia, onde termina a Ruta Nacional 3 e começam algumas das trilhas.

Bem no começo está localizado o Paseo del Mirador, que oferece linda vista da Isla Redonda e da Isla Estorbo, em meio a baia cercada pelos lindos picos nevados da Cordilheira dos Andes. Seguimos ao Paseo de La Isla, a Senda Laguna Negra – envolvida por um lindo bosque multicolorido de outono, a Laguna Verde – um espetáculo a parte, além do Rio Ovando e do Rio Lapataia. No final de três horas de caminhada e uns 6km percorridos chegamos ao Centro de Visitantes Alakush, onde é possível descansar e aproveitar mais um pouco a paisagem deslumbrante, almoçando ou apenas tomando um chocolate quente.

O parque possui inúmeras trilhas e uma delas tem início exatamente no Correio do Fim do Mundo, onde é possível colocar o carimbo do pinguim no passaporte – pulamos essa etapa pois teríamos que caminhar mais 8km para chegarmos na Bahia Lapataia – a distância e mais a chuva acompanhada do frio não nos animaram, infelizmente. Depois descobrimos que na Secretaria de Turismo (em frente aos quiosques das empresas que fazem os passeios de barco, no centro da cidade) é possível colocar o carimbo no passaporte, com seis opções de carimbos, menos o pinguim – aproveite para pedir também o diploma de visita a cidade. Tanto o carimbo como o diploma são gratuitos na Secretaria de Turismo – no Correio do Fim do Mundo é necessário pagar.

Confira abaixo algumas das fotos do passeio pelo Parque Nacional:

provincia-tierra-del-fuego

Provincia de Tierra del Fuego

final-rota-nacional-3

O final da Ruta Nacional 3, na Bahia Lapataia

turistas-bahia-lapataia

Turistas fotografando a Bahia Lapataia

bahia-lapataia

A Bahia Lapataia

trilha-parque-terra-fogo

Uma das trilhas do Parque Nacional da Terra do Fogo

vegetacao-parque-terra-fogo

Vegetação típica

laguna-verde

A Laguna Verde

centro-visitantes-alakush

Centro de Visitantes Alakush

Publicado em 23/04/2012.
Compartilhar:


Sobre o Autor

Dudu Tomaselli gosta de gastar pouco para conhecer lugares legais. Prefere locais isolados e bem preservados, onde seja possível fazer trilhas sem correr o risco de perder a cabeça, mas não tem medo de cidade grande.


Este artigo possui Deixe um comentário

  1. Edson
    Publicado em 23/04/2012 às 16:40 [+]

    Com certeza me estimula ainda mais a ser uma viagem de prioridade, ótimas dicas.